Newsletter
SEMANAS DE MODA | COLEÇÕES
26 jun 16

CUBA INSPIRA O RESORT COLLECTION 2017 DE VALENTINO

"Uma coleção repleta de cores e símbolos da mais pura e genuína cultura Cubana"

Valentino

Cuba inspira o Resort Collection 2017 de Valentino – por Betty Rasheed  (Fotos: Reprodução)


Antes de começar a falar sobre a coloridíssima coleção resort 2017 de Valentino, sob o comando de seus diretores criativos Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli, quero falar um pouco sobre a polêmica Cuba. “Primeiro não a conheço, segundo, ela nunca esteve tão em evidência depois da histórica conciliação politica ocorrida em meados de abril de 2015, lembram-se?

Pois bem,  com esta conciliação  iniciou-se uma “nova era entre dois adversários” , ou seja: de um lado os Estados Unidos de Barack Obama e do outro a Cuba de Raúl Castro.

“Assim, após muitas idas e vindas os  Estados Unidos e Cuba deram o primeiro passo para normalizar suas relações e encerrar uma das últimas anomalias da política externa norte-americana: um sistema de sanções em vigor desde 1961, que afinal foi inútil para seu propósito, segundo alguns especialistas políticos.”

Valentino

Fato histórico: O maior ocorrido nos últimos tempos, como não poderia ser diferente, trouxe o interesse dos maiores criadores de moda. Você deve se lembrar do último desfile  da Chanel,  promovida por Karl Lagerfeld em pleno centro de Havana, testemunhado por várias celebridades, convidadas exclusivamente para o evento.

Valentino

Valentino

Só para rever um pouco mais da história de Cuba. Ela  é  a maior ilha do Caribe e está a apenas 145 km dos estados Unidos  e tem uma população de mais de 11 milhões de habitantes. Conhecida também  pelas praias paradisíacas, pelo clima quente e pelo povo hospitaleiro.  Não dá pra falar dessa ilha sem mencionar o socialismo e pela história da Revolução de Che e Fidel.

Valentino

Isso tudo para mostrar que moda, arte e história estarão sempre em total sintonia. E alguns estilistas, fazem questão absoluta de beber nessa fonte e mostrar a força  e a criatividade que advém delas.

Valentino

Valentino soube disso e trouxe uma coleção com muitas cores, bordados lindíssimos, estampas primorosas, com forte influência cubana. As modelagens mostraram silhuetas bem marcadas e forte influencia dos anos 50. A Nação cubana, mais uma vez, teve seus  códigos culturais muito bem representados através das roupas, numa linguagem moderna e atual. Viva Cuba!

Betty Rachíd
Deixe um comentário
Deixe seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em Gravatar.com