Newsletter
Bem Estar
27 abr 15

Sopa de tomate pode combater o envelhecimento

sopa-de-tomate

 

Os benefícios do tomate

Contra o envelhecimento, o tomate é rico em licopeno, uma substância antioxidante que combate os radicais livres e protege a pele. Além disso, esse mesmo composto diminui o risco de doenças cardíacas, reduz o colesterol e tem propriedades anti-inflamatórias que previnem contra as doenças típicas da idade, como a degeneração macular.

O licopeno, juntamente com a vitamina A, também é excelente na manutenção óssea e na prevenção de doenças nos olhos. Também protege o pâncreas e têm efeito ativo no combate ao câncer desse órgão e do pulmão.

Nos homens, ele é um aliado contra o câncer de próstata, em função dos antioxidantes e fitonutrientes. O nutriente alfa-tomatina altera o processo de desenvolvimento das células cancerígenas prostáticas.

Os carotenoides do tomate são propriedades anti-inflamatórias que protegem o organismo. A fruta também possui alta concentração de potássio, que regula a pressão e evita doenças cardíacas, derrames, distúrbios digestivos e artrite.

No combate às doenças mais comuns da terceira idade, uma sopa de tomate pode ser bastante eficaz, pois possui o cromo, um mineral que regula o açúcar no sangue e previne a manifestação o diabetes. Como também aumenta a função neurológica, pode reduzir os riscos do ALZHEIMER.


Repleto de antioxidantes e vitaminas, o tomate cai bem em diversas receitas.

Bateu aquela fome, mas você quer garantir uma alimentação saudável?

Na hora do almoço ou do jantar, a sopa de tomate é uma receita prática e repleta de nutrientes, como o licopeno, que previne as ruguinhas e marcas de expressão. Além disso, a fruta combate o câncer e a doença de Alzheimer – ou seja, é a companheira ideal para garantir uma velhice saudável.

Rico em vitaminas A, B9 e C, o tomate também tem cálcio, magnésio, potássio, fósforo e outros sais minerais. Por isso, melhora o desenvolvimento dos dentes, dos ossos e dos músculos, atuando ainda na proteção do sistema imunológico.

E ele não precisa ser consumido apenas na salada. Que tal preparar uma sopa de tomate para aquecer o clima ameno do outono? Confira.

Receita de sopa de tomate

Quer aproveitar todos esses benefícios de uma forma diferente? Que tal preparar uma sopa de tomate? Com poucos ingredientes e baixo teor calórico, ela é ideal para as temperaturas mais frias e pode ser consumida no jantar. Confira.

Ingredientes:

– 1 litro de suco de tomate ou polpa (você precisará de 4 tomates grandes ou 1kg da fruta)

– 3 colheres de extrato de tomate

– 2 cebolas

– 1 dente de alho

– 2 colheres de sopa de azeite

– 1 colher de chá de sal

– Salsinha ou manjericão a gosto

– Molho de inglês

– Pimenta-do-reino e cominho a gosto.

Modo de Preparo:

Lave os 4 tomates e corte-os, retirando as sementes. Bata-os bem no liquidificador para fazer osuco.

Em uma panela, frite as cebolas já picadas e o alho no azeite. Depois de dourados, misture ao suco de tomate com o sal.

Deixe cozinhar em fogo baixo até que crie consistência, por cerca de 30 minutos. Mexa para não grudar no fundo. Tempere a gosto.

Essa receita de sopa de tomate rende aproximadamente seis porções.

***Fonte e crédito: vivo mais saudável***

Betty Rachíd
Deixe um comentário
Deixe seu comentário
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em Gravatar.com